Bloco 4: Este bloco da pesquisa tem apoio de Mercado Pago
Baixe a publicação completa.
Fazer downloadPergunta: Q22. Qual a forma de pagamento dessa doação?
Resposta: Múltipla.
Base: Doadores institucionais.
Q22
Apesar do aumento da oferta de diferentes meios de pagamento, a doação em dinheiro vivo continua sendo a mais usada no Brasil, utilizada em mais da metade das doações feitas em 2020.
Em segundo lugar, vem a transferência bancária e chama a atenção o uso do Pix, um instrumento relativamente novo, em 8% das doações.
Observação: esta pergunta não foi feita neste formato na Pesquisa Doação Brasil 2015, por isso, não possui gráfico comparativo.
Pergunta: Q33. Você já utilizou os meios de pagamento abaixo para fazer uma doação?
Resposta: Única.
Base: Doadores.
Q33
Quando perguntamos se o doador já utilizou algumas vez meios de pagamento específicos, vemos aumentar os percentuais em relação à pergunta com respostas espontâneas. Há o crescimento do Pix, e mesmo a uma menção de 5% para QRCode e Check-out online.
Pergunta: Q35. E como você avalia o uso dos seguintes meios de pagamento para fazer uma doação?
Resposta: Estimulada.
Base: Doadores que já utilizaram esse meio de pagamento.
Q35
Ao ser questionado sobre sua avaliação dos meios de pagamento, ocorre uma inversão no gráfico. O Pix aparece isolado como o meio mais conveniente, seguido de transferência bancária e doação via notas fiscais.
A doação em dinheiro vivo, que é a mais praticada pelos doadores, ocupa o penúltimo lugar na preferência dos doadores, o que pode significar um alerta para que as organizações sociais se preparem para receber doações via Pix e transferência bancária.
Observação: esta pergunta não constava da Pesquisa Doação Brasil nesse mesmo formatou, por isso não há gráfico comparativo.
Pergunta: Q63. Você fez alguma doação online em 2020?
Resposta: Única.
Base: Doadores institucionais.
Q63
Os canais de doação online são relativamente novos e a maioria da população ainda não teve oportunidade de usá-los.
Observação: esta pergunta não constava da Pesquisa Doação Brasil 2015, por isso não há gráfico comparativo.
Pergunta: Q24. E quais dos seguintes canais você utilizou para realizar uma doação online?
Resposta: Estimulada.
Base: Doadores institucionais.
Q24
Apesar da proporção dos doadores que utilizam meios de pagamento online para suas doações ser relativamente pequena, o usuários se dividem de forma bem equilibrada entre as diversas modalidades.
É interessante observar que é muito mais frequente a contribuição por meio do botão de doação das redes sociais do que no próprio site da instituição. Um alerta para as entidades investirem na captação via redes sociais.
Observação: esta pergunta, neste formato, não foi feita na Pesquisa Doação Brasil 2015, por isso não há gráfico comparativo.
Pergunta: Q24a. Por quais motivos você decidiu fazer doação online?
Resposta: Espontânea - Múltipla.
Base: Doadores institucionais online.
Q24a
A agilidade/praticidade da doação online é o maior incentivador dessa prática. Mas também vale reparar que 16% dos doadores que usam meios de pagamento online consideraram a segurança como motivador e 8%, levaram em conta a conveniência, que é algo próximo à praticidade.
Observação: esta pergunta, neste formato, não foi feita na Pesquisa Doação Brasil 2015, por isso não há gráfico comparativo.
Pergunta: Q25. Por quais motivos você diria que não realizou doação online?
Resposta: Espontânea - Múltipla.
Base: Doadores institucionais off line.
Q25
Ao observar o gráfico, vemos o peso dos dois principais motivos indicados pelos doadores para não utilizarem meios de pagamento online: a falta de confiança e o simples ‘não gostar’ de fazer transações financeiras online.
A proporção de doadores que apontou essas duas razões chama a atenção para uma barreira grande a ser superada para a popularização dos meios de pagamento online.
Observação: esta pergunta, neste formato, não foi feita na Pesquisa Doação Brasil 2015, por isso não há gráfico comparativo.
Pergunta: Q26. Quais das seguintes características você diria que mais estão associadas às doações online?
Resposta: Múltipla - Estimulada.
Base: Doadores institucionais.
Q26
A análise do gráfico mostra que dos oito principais atributos que o doador associa à doação online, sete são positivos, porém o único negativo é o mais citado pelos entrevistados, mostrando que existe um grau alto de desconfiança em relação a essas formas de pagamento.
Observação: esta pergunta, neste formato, não foi feita na Pesquisa Doação Brasil 2015, por isso não há gráfico comparativo.